quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Quando o pouco é muito

Provérbios 24:16 diz: “porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derribados pela calamidade”. O fracasso é uma das partes mais importantes do sucesso. Existe um paradoxo nisto. Jamais chegaremos ao sucesso se não fizermos tentativas e se, nessas tentativas, fracassarmos, estará claro que tentamos alguma coisa.

Quando éramos crianças, vimos alguém andando de bicicleta e desejamos andar também. Quando decidimos aprender, caímos nas primeiras tentativas e até nos machucamos. Mas, se tivéssemos deixado o medo tomar conta de nós nunca teríamos aprendido a andar de bicicleta. Mas, qual foi a nossa decisão? Foi examinar o fracasso para descobrir o que havíamos feito de errado para da próxima vez acertar.
Muitos de nós, quando enfrentamos revezes na vida, simplesmente desistem. Você pode estar se perguntando: “espera aí, se o fracasso faz parte do sucesso, quando é que o fracasso é fracasso mesmo?”. Para entender melhor isto é preciso definir o que é fracasso na visão de Deus. O mundo tem uma visão bem superficial acerca do fracasso. Esse padrão humano julga as pessoas de acordo com o que elas possuem em termos de bens e status na sociedade. Os menos privilegiados financeiramente, ou que não alcançaram posição de destaque, são vistos como pessoas fracassadas. Porém, aos olhos de Deus, elas não são fracassadas.
A pessoa que Deus considera fracassada é a que não usa o que tem. O mais importante para Deus não é que você seja um gênio ou um superdotado, mas simplesmente que esteja pronto a agir com o que Ele deu a você, mesmo que pareça pouco.
Quando Jesus escolheu os discípulos, Ele não procurou homens habilidosos, intelectuais, ou grandes líderes, Ele chamou homens comuns, simples, que, pelo padrão social, provavelmente seriam vistos como fracassados. Também nós hoje não somos perfeitos, mas Deus nos deu talentos e dons para serem usados, seja como membros do Corpo de Cristo, seja em nossa familia, no relacionamento social e no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário